Laboratórios centrais necessitam de uma excelente integração em sua relação ao laboratório de apoio e posto de coleta. Confira como agilizar o fluxo de trabalho.
Buscar parcerias com laboratórios de apoio tem sido uma maneira de solucionar as grandes demandas que, muitas vezes, sobrecarregam laboratórios de pequeno e médio porte.
Ao ampliar as possibilidades de exames oferecidos, os laboratórios fidelizam seus pacientes, pois conseguem atender todas suas necessidades internamente e amplia suas opções.
Para um funcionamento integrado, os laboratórios podem contar com soluções tecnológicas que conectam, postos de coletas ao laboratório central e este com os laboratórios de apoio.
Quer saber como manter seu laboratório central integrado aos postos de coleta e aos laboratórios de apoio?
Continue a leitura e saiba também como é possível agilizar os fluxos de en9918vio de amostras, recebimentos e disponibilização dos resultados de exames.
O que é um laboratório de apoio?
Em um laboratório de análises clínicas a variedade de procedimentos é grande e não são todos os laboratórios centrais que dispõem de todos os recursos e equipamentos necessários para atender todos os tipos de demanda.
O laboratório de apoio dispõe de recursos e equipamentos necessários para atender às demandas que alguns laboratórios centrais de análises clínicas muitas vezes não conseguem atender devido a falta de infraestrutura.
Firmando um contrato com um laboratório de apoio terceirizado é possível ter acesso a uma ampla gama de exames e recursos, otimizar e ampliar o atendimento ao paciente e poupar custos que uma nova infraestrutura de serviços necessitaria.
Integração do Laboratório Central com o Laboratório de Apoio
Para aproveitar os benefícios que o laboratório de apoio oferece, é crucial pensar em uma solução tecnológica que agilize as trocas de informações e cuide da segurança das dos dados dos pacientes.
Para tanto esclarecemos quais as responsabilidades de cada um:
A coleta das amostras (sangue, urina, tecidos, etc) é feita pelo laboratório central;
A análise da amostra é feita pelo laboratório de apoio para onde são enviadas as amostras colhidas;
Ao fim o laudo retorna para o laboratório central que compartilha o resultado com o paciente.
Visto que, as transações de dados e amostras são complexas e sensíveis é de extrema importância cuidar deste fluxo.
Com o intuito de tornar o fluxo de informações do paciente, dados de coleta, exames e impressão de etiquetas mais rápidos, os softwares laboratoriais devem estar conectados a um banco de dados integrado e seguro. Dessa forma, é possível integrar automaticamente com o laboratório central.
Integração do Laboratório Central com os Postos de Coleta
Visando facilitar o acesso do paciente aos exames laboratoriais, foram criados os postos de coleta, a fim de evitar o deslocamento desnecessário até os laboratórios centrais.
Os postos de coleta são estabelecimentos de saúde que oferecem auxílio em coleta de materiais biológicos e podem ou não realizar exames de média complexidade.
Entre as principais funções de um posto de coleta estão:
Atendimento e orientação de pacientes à realizar a coleta necessária;
Identificação e recebimento das amostras;
Armazenamento correto das amostras e formas de transportes segura até o laboratório central;
Liberação e entrega do laudo ao paciente.
Além de construir uma estrutura física para o posto de coleta, o desafio de muitos gestores de laboratórios é a integração entre esses e os laboratórios centrais.
Neste sentido, a escolha de um software que armazene com segurança as informações dos pacientes e que tenha uma conexão rápida, é fundamental para que o fluxo de amostras e exames ocorra da melhor forma possível e com agilidade.
Além disso, é possível ampliar postos de coletas com outras unidades de saúde terceirizadas.
LABSYNC, integração entre laboratório e paciente
Falamos da integração entre laboratório central e laboratório de apoio; laboratório central e posto de coleta; agora, resta falar da integração entre laboratório e paciente.
A maior integração entre os laboratórios e pacientes, depende dessas integrações. Mas também, outra contribuição significativa para um excelente atendimento está na obtenção de um sistema de solução que ofereça a possibilidade de acessar os resultados de exames de forma totalmente online.
Com essa solução, os resultados de amostras e exames ficam disponíveis no posto de coleta para impressão ou disponibilizado na internet para download pelo paciente, trazendo comodidade e segurança.
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