Como funciona um laboratório de análises clínicas?
0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Como funciona um laboratório de análises clínicas?

10/01/2022
Como funciona um laboratório de análises clínicas?


Quando vamos ao médico, é comum que eles indiquem exames complementares. Esses exames são feitos em laboratórios de análises clínicas, e ajudam os profissionais a terem resultados e diagnósticos mais completos, precisos e seguros. 

Mas você sabe o que é um laboratório de análises clínicas? Como funciona? Quem trabalha lá? 

Continue a leitura para descobrir.


O que é um laboratório de análises clínicas?

Um laboratório de análises clínicas é um espaço onde são coletados diversos materiais biológicos para verificação do estado de saúde ou investigação de doenças dos pacientes. 

A coleta dos exames pode ser realizada no próprio espaço, em hospitais, pontos de coleta ou mesmo nas residências dos pacientes. Dentre os materiais coletados para exame e análise, podemos citar: sangue, urina, saliva, fezes, esperma, fragmentos de tecido etc. 


Como funciona um laboratório de análises clínicas?

A principal função de um laboratório de análises clínicas é revelar os resultados de exames (sangue, urina e fezes, por exemplo). Depois disso, é também responsabilidade do mesmo entregar esses resultados ao solicitante do serviço.  

Para que seu laboratório de análises clínicas funcione normalmente, é necessário controlar o estoque de produtos e substâncias e o número de testes e análises. Portanto, deve haver um sistema de gestão organizado e equilibrado para evitar problemas como falhas em resultados de exames, atrasos na entrega dos resultados e outras inconveniências que podem afetar e prejudicar seus negócios. 


Quais profissionais trabalham nos laboratórios?

De acordo com as exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as análises clínicas devem ser realizadas por profissionais específicos, como biomédicos, bioquímicos, farmacêuticos e médicos patologistas clínicos.

Além disso, os principais profissionais de um laboratório são os técnicos em análises clínicas e analistas de laboratório, cuja principal função é recolher e processar materiais biológicos para estudo. Esses profissionais também são responsáveis por realizar exames microscópicos, efetuar testes laboratoriais, preparar amostras dos materiais colhidos, orientar os pacientes antes, durante e após os exames, operar, calibrar e manter os equipamentos em perfeitas condições e liberar os laudos.


Qual a importância desses laboratórios?

Os laboratórios de análise clínica são essenciais para acompanhar a saúde dos pacientes e entender o que os sintomas estão tentando mostrar. Com os exames, é possível ter um resultado mais exato e preciso

 

O LABSYS WEB é o sistema de gestão ideal para organizar e administrar o seu laboratório! 

 

Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35)3729-9918 (Whatsapp)

 

Acompanhe nossas redes

@labsysweb

www.labsysweb.com.br/


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.